Em um mundo eternamente provisório, efêmeras letras elétricas nas telas de dispositivos eletrônicos.
22
Out 11
publicado por José Geraldo, às 22:17link do post | comentar

Deve fazer um mês ou mais que o Blogger está me enchendo o saco para eu experimentar as novas visualizações dinâmicas. Como esse troço parece estar na moda, e blogueiro vive de visitações, resolvi aderir, para ver se meus leitores apreciam. Gostaria de ter feedback, e que alguém me ensinasse a consertar alguns pequenos problemas, como o título.

Atualização em 23/10/2011: Após menos de 24 horas com as visualizações dinâmicas eu resolvi desabilitar.* No começo parecia legal: graças a elas eu tive um aumento de 450% nas impressões do AdSense, o que sugeria po$$ibilidade$ interessantes para este blogueiro que ainda não ganha nada com isso. Porém logo notei que esse ganho seria ilusório, diante de todos os prejuízos. Que aqui enumero:

  1. Descobri, para meu grande espanto, que as visualizações dinâmicas não funcionam em celulares, tablets, gadgets, ou em qualquer navegador que não entenda Java. Isto é gravíssimo e significa que dificilmente voltarei a usá-las. Usar visualizações dinâmicas, no estágio atual de seu desenvolvimento, significa alienar justamente o público que eu pretendia atingir melhor: o público descolado tecnologicamente. Resumo: as visualizações dinâmicas são um avanço que me leva para trás. Faz-me lembrar o lançamento do KDE 4 ou do Gnome 3.
  2. Duas das sete visualizações dinâmicas (“snapshot” e “flipcard”) não funcionam para o meu blog, enquanto uma outra, “mosaic”, não tem efeito positivo sobre a experiência de visita. As duas únicas que parecem promissoras são a “magazine” e a “timeslide” (a “sidebar” também parece legal, mas precisa melhorar em alguns aspectos). De uma forma geral, as visualizações parecem ser mais funcionais exclusivamente para blogues cheios de fotos e caracterizados por textos curtos.
  3. Descobri que é imensamente difícil fazer quaisquer adaptações no leiaute, o que sempre faço para dar uma identidade visual ao meu blog. Já é difícil conseguir se destacar utilizando uma url .blogspot.com, imagine se você não pode mudar a cara que o leitor vê...
  4. Os posts deixam de ser datados no rodapé. Como algumas das visualizações dinâmicas não exibem data no cabeçalho, o leitor somente teria a hora de postagem.
  5. Os gadgets deixam de ser apresentados. Com isso, não haverá novas inscrições para seguir por email, nem novas adesões do Friend Connect, nem gente linkando para blogues amigos (e também ninguém me visitará a partir dos blogues meus amigos). Resumindo: a experiência das visualizações dinâmicas tende a isolar os blogues, rompendo as tênues conexões entre eles. Isto é MAU.</li>

Pelas razões elencadas acima, não utilizo e não recomendo, no estágio atual. A menos que você seja uma pessoa egoísta, que não linka para ninguém e nem faz questão de ser linkado, e que seu blog seja cheio de fotos e postagens curtinhas. Não é o meu caso.

Uma coisa que me preocupa é que as novidades do Blogger costumam ser primeiro oferecidas como opção, e depois impostas como a única opção praticável para quem não está disposto a perder MUITO TEMPO. Assim foi com os atuais modelos de template, em substituição aos modelos clássicos. Hoje em dia, quem quiser ainda ter um blog clássico terá que ter muito trabalho para isso. Então, me parece que no futuro a tendência é que todos os blogues adotem as visualizações dinâmicas, que favorecem conteúdo curto e cheio de imagens. Essa twitterização do Blogger me parece, a esta altura, capaz de inviabilizar a experiência de blogar como a conhecemos.

* Mas você pode checar como ficaria o meu blog com as visualizações dinâmicas seguindo este link.


sei que parece um pouco de invasão de privacidade mas você poderia dizer quanto vc ganha por mês com o Google AdSense?
-- Endo -- a 24 de Fevereiro de 2012 às 21:45

mais sobre mim
Outubro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
12
13
14
15

16
20
21

23
25
26
28
29

30


comentários novos
Ótima informação, recentemente usei uma charge e p...
Muito bom o seu texto mostra direção e orientaçaoh...
Fechei para textos de ficção. Não vou mais blogar ...
Eu tenho acompanhado esses casos, não só contra vo...
Lamento muito que isso tenha ocorrido. Como sabe a...
Este saite está bem melhor.
Já ia esquecendo de comentar: sou novo por aqui e ...
Essa modificação do modo de ensino da língua portu...
Chico e Caetano, respectivamente, com os "eco...
Vai sair em inglês no CBSS esta sexta-feira... :)R...
pesquisar neste blog
 
arquivos
blogs SAPO