Em um mundo eternamente provisório, efêmeras letras elétricas nas telas de dispositivos eletrônicos.
21
Ago 11
publicado por José Geraldo, às 09:15link do post | comentar

Há algum tempo, decidi separar deste blog algumas postagens que eu havia feito e que tinham temas mais polêmicos, como política, ceticismo, filosofia, etc. Meu objetivo era evitar que assuntos desagradáveis afastassem potenciais leitores. Um amigo virtual me havia dito:

Por mais organizado que o seu blog possa ser, e ele o é, sempre parece um pouco frustrante visitá-lo porque ele tem assuntos demais. Você publica contos, fala sobre literatura, argumenta sobre política, etc. Não se pode fazer tudo ao mesmo tempo. Os leitores gostam de blogs que são previsíveis. Ninguém quer entrar num blog de contos e achar lá poesias ou entrar num blog literário e ali encontrar uma arenga política ou ainda entrar num blog político e achar ali um texto de ficção piegas.

Na época eu achei este argumento muito forte, e executei a remoção das postagens sensíveis. Porém, passado algum tempo, eu fico com a impressão de que cometi um erro. Para começar, é muito tênue a linha entre um texto literário e um texto meramente polêmico, não literário. Algumas postagens do outro blog estariam melhor neste do que algumas postagens que acabaram chegando aqui. E ninguém parece estar deixando de acessar o “Letras Elétricas” por causa destas polêmicas. Pelo contrário: a média de visitas por dia tem crescido constantemente e agora está batendo nos 20 leitores diários. Considero um número significativo para um blog que ontem fez um ano e que ainda por cima é de literatura. Mais de cem comentários (quase 150 se forem adicionados os comentários do outro blog).

Ainda mais, ter mais de um blog é um transtorno maior do que eu supunha. Especialmente se o outro blog está em outra plataforma (no caso, Wordpress). Eu simplesmente não gostei do Wordpress de jeito nenhum e acabei nem atualizando o blog lá com a mesma frequência por causada dificuldade de interagir.

Um fator adicional é que eu cada vez menos me dedico a escrever sobre temas não literários (e os poucos textos que escrevo acabam sendo próximos da literatura). Desta forma, ter um blog exclusivo sobre política acaba me parecendo até pretensioso.

Face a tudo isso, estou me preparando para mesclar de novo as postagens e unificar tudo que escrevo em um lugar só. Ainda vou, é claro, ouvir algumas opiniões, mas já até importei as postagens do “Arapucas Libertárias” para um blog secreto, onde as estou silenciosamente editando para que fiquem no mesmo padrão tipográfico do “Letras Elétricas”. Gostaria que alguns de meus leitores opinassem sobre o caso, tanto contra quanto a favor. Não que eu vá seguir o conselho que mais me agrade, mas é sempre bom avaliar as reações. Quem quiser conhecer o blog mais “político”, ele está aqui.

assuntos:

Algumas mudanças vêm para bem, outras nem por isso.
.
No fim, independente de qualquer opinião alheia, é a experiência pessoal quem acaba falando mais alto (e normalmente mais acertadamente).
.
Ninguém além de você pode avaliar com mais propriedade o impacto que a separação teve.
.
Considerando sua reflexão, acho que você está certo em voltar atrás.
.
Mas eu continuo com minha opinião que separar é preciso! HA!
.
huaihaiuahuia
.
Abraços!
Jauch a 22 de Agosto de 2011 às 07:57

mais sobre mim
Agosto 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12



29
31


comentários novos
Ótima informação, recentemente usei uma charge e p...
Muito bom o seu texto mostra direção e orientaçaoh...
Fechei para textos de ficção. Não vou mais blogar ...
Eu tenho acompanhado esses casos, não só contra vo...
Lamento muito que isso tenha ocorrido. Como sabe a...
Este saite está bem melhor.
Já ia esquecendo de comentar: sou novo por aqui e ...
Essa modificação do modo de ensino da língua portu...
Chico e Caetano, respectivamente, com os "eco...
Vai sair em inglês no CBSS esta sexta-feira... :)R...
pesquisar neste blog
 
arquivos
blogs SAPO