- Um “espírito prático” é um dos venenos da inspiração.
- O ignorante espelha o sábio em si, em vez de espelhar-se nele.
- Todo tolo surpreendido tem uma desculpa, mas somente os estúpidos são capazes de teimar nela mesmo depois que a verdade já triunfou.
- Quando alguém obviamente ignorante é flagrado dizendo uma grande bobagem, é comum que rejeite qualquer tipo de correção que seja feita por alguém que alguma vez também tenha dito uma bobagem, pequenina que fosse. Mas os tolos só usam isso como desculpa, porque jamais acreditarão que alguém tenha a capacidade de corrigir-lhes.
- Basta uma incoerência para dedos inquisidores tentarem calar o sábio, mas esses dedos não têm nenhum efeito sobre sobre os ignorantes: por mais asneiras que digam, nenhuma reação o convencerá de que é uma boa ideia calar-se.
- Todos temos desculpas para nossos erros, mas os sábios têm planos alternativos para usar em casos imprevistos.
- Sempre que você anota um número de telefone em um pedaço de papel é porque, de fato, não deseja ligar para ele. Quando você realmente quer ligar, ou você tem uma agenda ou tem uma memória suficientemente boa para lembrar sem precisar de anotar.
- Ninguém sabe tudo, mas em geral esta frase é usada por quem está falando sobre o que não sabe para questionar as pessoas que sabem alguma coisa, exatamente quando elas tentam dizer do que sabem.
- Como ninguém é perfeito, os mais corruptos carregam lupas para o caso de terem que enfrentar pessoas melhores do que eles.
- Você precisa estar cheio das melhores intenções para conseguir realmente magoar a fundo uma pessoa a quem ama.
- A verdadeira amizade não é de cristal.
- Se eu ganhar na Mega-Sena um dia, terei todos os meus amigos de volta.
- Nas redes sociais se tem a prova cabal de que as pessoas em geral são ignorantes, arrogantes, narcisistas, superficiais e dotadas de uma profunda necessidade de crer naquilo que lhes é confortável.
- Advogados são torturadores do vernáculo que submetem as frases escritas ao pau de arara dos sofismas a fim de extorquir-lhes dúbios sentidos que possam resultar em causas.
- O advogado é um ser que usa a lógica ao inverso: a causa vem depois do fato.
- Um casal de advogados unido em comunhão universal de bens é a coisa mais rara de se ver.
- Por mais que a polícia seja corrupta e truculenta, a biografia da maior parte dos que dela reclamam não ajuda muito a causa.
- Se os políticos fossem obrigados a ouvir os próprios jingles de campanha e a ler os textos dos santinhos, haveria mais silêncio no mundo e menos políticos analfabetos.
- O mundo conspira contra o escritor, mas quando ele se torna um sucesso a rua inteira reclama que ele é convencido porque não listou ninguém na dedicatória.
- Se você quer parecer inteligente sem ser, basta ter um olhar penetrante, um temperamento calmo e a capacidade de ser irônico. Se você fizer as pessoas rirem, mas não gargalhar, é bastante provável que elas não consigam prestar atenção nem nas sandices que você está dizendo e nem na humilhação a que as pessoas que sabem do que estão falando estão lhe submetendo. A massa estúpida adora a ironia porque é um argumento que está ao alcance de todos.
Em homenagem à Ilka Canavarro, que me deu o fofucho apelido de Ogro.